segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sul de Londres

A vida aqui está cheia de surpresas e constatemente me deparo com novos universos, visões e possibilidades. Uma das coisas que mais me comove, ou impressiona, são as crianças – ou seu modus operandi em Londres. Na verdade, a comoção parte, talvez, de como as mães transportam seus filhotes. Elas geralmente estão em carrinhos de bebê e não choram nem se movimentam. Penso que talvez seja o frio. Há sempre um espaço especial no ônibus, e também no metrô para estacionamento de carrinhos. Hoje, voltando pra casa, a mãe lia um livro, já nas últimas páginas, em voz alta para o filho - o outro dormia no carrinho. Eu penso que não via tanta gente lendo ao mesmo tempo há muito tempo.


SOUTH LONDON
Neste sábado (01/09) estive em três pubs diferentes. Foi um dia de desbravar novos tubos. Por volta das 15h saí de casa. Chovia um pouco. Sem medo, peguei o metrô em Hendal Central, estação mais próxima de onde estou (like an indian), e desci em Golders Green. Andei pelas ruas pra passar o tempo: entrei uma livraria, uma loja de roupas promocionais (sempre é bom ter um casaco a mais), um vestido, depois tomei um café na Starbucks - uma em cada esquina. Aqui se toma muito café. E também se come muita batata. De Golders, segui para London Brigde onde peguei outro, uma espécie de "little tube" para New Cross Gate. Em New Cross peguei um ônibus e desci na rua do Ivy House: comi e conheci Antonio, um turco que gosta de "futebolo e carnavalo".

Quando entrei no Ivy House estava vazio. Um pub de velhos bêbados. Mas e mais senhores chegando e foi aí que conheci o A., um inglês que deve beirar o sessenta anos. Ele fez questão de me apresentar mais dois pubs. Guardamos nossa cerveja. Fui apresentada aos donos do Montague como "minha amiga jornalista brasileira". Esses velhinhos embaixo são os donos do pub, que deve existir, desde, aproximadamente, 1930. Ainda estou penando um pouco com a língua. Somos bêbados habilidosos. Ainda fui em mais um pub, mas não tirei foto. Um pub trash, uma cantora com voz fina e estridente em performance. Depois um tecladista de poucas notas. Mais pints. Mais... Voltamos ao Ivy e tudo parece um pouco mais resolvido: a noite, o baile de máscaras, a banda, os senhores e as senhoras. Tudo está mais calmo e já é hora de voltar para casa, ou passar por um lugar quente e aconchegante antes de qualquer outra coisa que não seja dormir.


The Ivy House
40 Stuart Road, Peckham





Montague Arns
289 Queens Road

Nenhum comentário: